Grupo: Madalena,
Cristina, Karen, Leonilda, Tatiana e Gilda Grupo 2: Quarta-Feira
Situação
de Aprendizagem- Pausa
Duração: 5 a 6 aulas
Observação: Entregar
apenas a 1ª folha
1-
Levantamento de conhecimentos prévios (
Sondagem)
a) Perguntar
o que os alunos pensam que vai ser falado no texto com esse título.
2-
Pela leitura do primeiro parágrafo,
perguntar sobre o narrador, se ele é personagem ou apenas observador;
a) Pela
leitura do diálogo entre marido e mulher, inferir sobre as características dos
personagens e da relação: o que está acontecendo? Quem está falando com quem? Do
que essas pessoas estão falando?
b) A
partir do momento em que o personagem entra no hotel, se identificando com
outro nome, o que vocês pensam que aconteceu?
c) A
partir de então, pedir para eles continuarem a história, elaborando um possível
desfecho;
d) Pedir
para que os alunos que apresentam mais dificuldades façam duplas com os alunos
que apresentam menos dificuldades, para que haja a interação no processo de
escrita;
e) Levar
o texto para os alunos para apontamentos que os ajudem a desenvolver as
habilidades de leitura e escrita;
f)
Entregar e fazer as intervenções
necessárias quanto a progressão temática;
g) Ler
uma das redações produzidas pela classe;
h) Apresentar
o desfecho original e levantar disparidades e semelhanças em relação aos textos
deles;
i)
Após a leitura, organizar uma
dramatização, convidando os alunos que se propuseram a participar, principalmente
os que apresentam dificuldades na escrita, motivando e mobilizando as
habilidades orais deles.
3-
Para trabalhar a intertextualidade
temática o professor deve levar a música “ Cotidiano”, de Chico Buarque e
mediar uma análise paralela à crônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário